domingo, 16 de junho de 2013

1ª Nota de Impresa


CABO VERDE ESTA PREPARANDO-SE PARA SUA PRIMEIRA GRANDE SEMANA A FAVOR DA IGUALDAD DAS PESSOAS LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS Y TRANSSEXUAIS


"Estamos confiantes de que esta semana será um marco na história de Cabo Verde e fornecerá um grão de areia em defesa dos Direitos Humanos LGBT na África"



(Mindelo, Cabo Verde)
(Santa Cruz de Tenerife, España)
Segunda-Feira 17 de junho de 2013
A cidade do Mindelo vai vibrar durante a semana de 24 a 19 de junho onde pela primeira vez pessoas Lésbicas, Homossexuais, Bissexuais, Transsexuais vão desfilar nas ruas da cidade capital lusófona da cultura, deixarão a máscara e a fantasia do carnaval para conquistar as ruas y trabalhar para a não discriminação social.
Cabo verde é o estado africano que tem mais responsabilidades em termos de diversidades de todo o tipo, tendo leis muito avançadas para os países da sua região. Entretanto, Mindelo é uma das cidades onde a vivência da sexualidade é mais regularizada, porém sempre com uma visão de discriminação muito grande más que pouco a pouco e com atividades como as planejadas na “1ª semana a favor da Igualdade das pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais y Transsexuais” queremos erradica-lo.

Esta atividade, o 2º Pride LGBT em um estado africano que não condena a homossexualidade, é um ato sem precedentes no pais, o que é feito graças a iniciativa da Associação Gay Caboverdiana, com sede em Mindelo, com o apoio da Fundação Triângulo (Espanha).
Para Elvis Tolentino, vice-presidente da associação Gay Caboverdiana este evento é uma forma de sensibilização da sociedade cabo-verdiana, em geral em relação a comunidade LGBT y as diferentes maneiras de resolvê-las em aspetos fundamentais da integração social, da promoção, do respeito, da luta contra a homofobia e contribuição para a construção de uma comunidade LGBT unida e coesionada. Nossas atividades buscam a criação de contatos e intercâmbios com África a partir uma perspectiva de enriquecimento e de cooperação internacional. Esperamos que estas iniciativas sejam o começo de uma jornada a favor dos direitos humanos de diversas pessoas em todo o continente africano.
Enquanto isso, Alfredo Pazmiño, presidente da Fundação Triângulo em Canarias afirma que “é importante começar caminhos fundamentais em termos do desenvolvimento humano para que a cooperação não seja uma estratégia só para lavar consciências, mas sim para gerar desenvolvimento em grupos socias potencialmente vulneráveis. Queremos publicar com firmeza a determinação  do Associação Gay Caboverdiana que a partir do minuto zero tem mantido o seu desejo de partir pra ação. Enquanto isso a resposta da Fundação Triângulo não poderia ter sido melhor, sendo esta sua decisão de apoiar esta ideia com os seus recursos propios, como sempre foi feito, desde o ano 2010.”
Os organizadores do evento convidam a comunidade internacional a colocar os olhos sobre o arquipélago do Atlântico desde 24 de junho, dia da apertura das atividades que contará com a presença, entre outras autoridades, o Cônsul Geral da Espanha em São Vicente. Além disso, desde a quarta-feira (25) até a sexta-feira 28 de junho serão exibidos vários materiais audiovisuais, curta e longa-metragem do Brasil, Espanha, Argentina, África do Sul, onde será possível visualizar o tratamento sobre LGBT em diferentes lugares. As atividades são complementadas com palestras para a sexta-feira 28 de junho e finalmente a manifestação em nome da igualdade nas principais ruas de Mindelo






____________
Mais informaçoes:


Criollo y Português: etolentinoleite@gmail.com (+238-9507535)
Español y Francés: alfredo.pazmino@fundaciontriangulo.es (+34-690373915)
Inglés: raquel.gonzalez@fundaciontriangulo.es (+34- 638708011)

Sem comentários:

Enviar um comentário